Seja bem vindo!!!
-Entre,
-Tire os sapatos,
-Sente-se e fique à vontade.
-vou pôr uma música.
-Aceita um café?
- Gosta de livros?
- escolha um e vá folheando,
-volto já, com o café.
Alexandre Pedro
e-mail: alexandre.eells@gmail.com

Pesquisar no Cárcere do Ser

domingo, 7 de novembro de 2010

" A hora da Estrela "



— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
— Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de idéia.
— E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?
— Macabéa.
— Maca — o quê?
— Bea, foi ela obrigada a completar.
— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse.
— pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
— Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande divida de honra.
Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro, canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
— Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?

Trecho do livro de Clarice Lispector "A hora da Estrela",1997.

4 comentários:

  1. tenho tanta tanta pena da Macabéia :( que não consigo pensar nesse livro sem sofrer.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Bípede...faz pena.
    E é parte de todos nós....é cada menina que chega nesta cidade e é sufocada pela sociedade.
    É uma sociedade que não cabe essas meninas.
    Também sofro com e por elas, assim como Rodrigo S.M.
    Beijão.
    Adorei sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonado pela Clarice e em especial pela Clarice de A hora da estrela. Minha paixão cresceu tanto que hoje faço doutorado e pesquiso a obra dela, em especial, A hora da estrela. Gosto muito desse trecho selecionado por você. Há um tempo, dizia sempre para um amigo querido: Todos nós somos um pouco Macabéa! De tanto eu repetir a frase ele foi ler o livro. Acho que uma das coisas importantes que a Clarice tinah a dizer é isso: dizer que todo mundo é um pouco inocente e sofrido, dependendo da perspectiva pela qual se avalia a vida. Como ela mesma diz: Todo mundo sofre um pouco, por falta, por qualquer coisa, "há a quem falte o delicado essencial". Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luigi,
    que bom ter vc mais uma vez por aqui...
    Clarice, Clarice, Clarice...eternamente Clarice.
    Estou pensando fazer meu TCC focando algum tema em Clarice...na verdade estou dividido entre Clarice e Drummond. O que acha?
    Valeu pela participação, gosto muito de ter vc por aqui.
    Abraço,
    Alexandre Pedro

    ResponderExcluir