Seja bem vindo!!!
-Entre,
-Tire os sapatos,
-Sente-se e fique à vontade.
-vou pôr uma música.
-Aceita um café?
- Gosta de livros?
- escolha um e vá folheando,
-volto já, com o café.
Alexandre Pedro
e-mail: alexandre.eells@gmail.com

Pesquisar no Cárcere do Ser

terça-feira, 13 de março de 2012

Status Quo ou, Meias Verdades


O status de uma pessoa, que não o meu, me assusta e, pode-se pensar de mim, uma timidez, mas em verdade, a timidez é apenas uma cápsula à qual, inconscientemente, me visto para ser visto pelo outro. Não pense de mim, um ser retraído, moribundo; ao contrário, pense na fobia que sua presença me causa. Não está em mim algum defeito; o seu enigmático mundo é o que me frustra; e você, inconscientemente, não consegue perceber seu trono. Me posto à sua frente, mas você me olha de cima. Não cabe a mim, ou a você, fazer-te mudar. Nem tenho, com este, a intenção; quero, antes, que se aperceba. Quando a sociedade se houver percebida teremos um mundo um tanto menos desigual. O que você tem de bens materiais nem você os percebe pois, se os percebesse conversaria com eles. Conviva com tua casa, tua família, teus livros, advém deles a sabedoria e simplicidade de que precisa. Não pense haver sensibilidade naquilo que não lhe é sensível pois, se o fosse, seu corpo se romperia às esquinas. Habite meu mundo e saberá do que falo. Conviva comigo, e sobreviva a mim. Então, lhe perguntarei qual é o seu status. Não tenho, com isso, a pretensiosa ideia que minhas palavras o farão pensar, quero, antes, que às sinta; cada palavra. Assim como me visto em uma cápsula pra me esconder da sua face imponente, me satisfaria se me desnudasse.

Alexandre Pedro

2 comentários:

  1. Meu amigo, esta reflexão é aterradoramente necessária nos dias atuais.
    Imprescindível que pessoas com a tua agucidade lancem tais desafios.
    Quero dizer isso a todo instante. Chega de pseudo qualidades. O que vale não é venal, nem material. A personalidade, o caráter... Tudo o mais são perecíveis, fenecem.
    Adorei a provocação.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ale,

    Desnudar a mascara que o ser humano veste em cada atitude, é bem complicado, eu diria que para fazer isso necessário se faz uma auto estima 'aguçada' nos conceitos práticos da razão e da sobriedade de gentilezas. Avaliar uma 'máscara' é coisa para os super-poderosos e nos dias atuais existem muitos candidatos a tal... mas o que vale mesmo é a moral antes do status! E isso, meu amigo, é imexível... incontestável... coisa pra gente que tem.... e tu sabe onde tem... (espelho, espelho-Seu)... bjs de bom domingo!


    Cat





    ResponderExcluir